Busque no site:

Combustíveis alternativos - solução para o transporte sustentável

Compartilhe
    (Escolha uma Rede Social para Compartilhar)

Combustíveis alternativos
 
Não há um combustível perfeito para todos. Cada combustível possui vantagens e desvantagens, que se acentuam ou não conforme a realidade local. Abaixo, conheça mais sobre as novas opções de combustíveis:
 
Biocombustíveis
 
O que é biocombustível?
 
É um combustível proveniente da biomassa, ou seja, a partir de recursos naturais vegetais ou animais.
 
Quais os principais biocombustíveis utilizados hoje?
 
Existem dois biocombustíveis sendo utilizados: etanol (álcool) e biodiesel. O etanol é produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar (no Brasil) ou de milho (nos EUA). E o biodiesel é produzido através reações químicas entre óleos vegetais/animais e álcool (etanol ou metanol).
 
Quais as vantagens do uso de bicombustíveis?
 
Fácil adaptação para frota existente;
Reduz a dependência ao petróleo;
A queima emite menos gases do efeito estufa do que a queima do petróleo;
Combustível renovável.

Quais as tendências para o futuro?
 
Diesel de cana-de-açúcar
 
O processo de produção de diesel de cana-de-açúcar é muito parecido com o da produção do álcool combustível, que utiliza leveduras - um tipo de fungo microscópico - para fermentar os açúcares presentes na cana e secretar etanol. A diferença crucial está no DNA da levedura, que foi geneticamente modificado para secretar diesel no lugar de álcool.
 
O diesel de petróleo é o mais poluente dos combustíveis fósseis. Já o diesel de cana-de-açúcar, além de ser livre de enxofre - o que reduz o impacto sobre a poluição urbana - é renovável em relação ao carbono que emite para a atmosfera. Isto reduz o impacto sobre o aquecimento global.
 
Etanol celulósico
 
Também conhecido como etanol de lignocelulose, é a denominação dada ao álcool etílico (etanol) obtido a partir da quebra das cadeias da celulose, hemicelulose e pectina, polímeros que constituem a estrutura fibrosa dos vegetais, através de reações químicas ou bioquímicas.
 
Uma das principais matérias-primas usada para produção do etanol celulósico é a biomassa composta pelos rejeitos e resíduos das colheitas e do processamento de vegetais, que não é reaproveitada para alimentação humana e animal ou para outras finalidades.

Fonte: 
http://embarqbrasil.org/
Topo

Compartilhe essa Página
Tags
 cursos  Álcool  Curso técnico em açúcar e álcool  cana de açúcar  controle de qualidade  Etanol  Universidade Canavieira  álcool  Cursos 
Localização
Rua Silva Jardim nº 10 - Alemães
Piracicaba (SP) - 13416-255
(16)99122-8543 / /