Busque no site:

Combustíveis alternativos - solução para o transporte sustentável

(Escolha uma Rede Social para Compartilhar)

Combustíveis alternativos

Não há um combustível perfeito para todos. Cada combustível possui vantagens e desvantagens, que se acentuam ou não conforme a realidade local. Abaixo, conheça mais sobre as novas opções de combustíveis:

Biocombustíveis

O que é biocombustível?

É um combustível proveniente da biomassa, ou seja, a partir de recursos naturais vegetais ou animais.

Quais os principais biocombustíveis utilizados hoje?

Existem dois biocombustíveis sendo utilizados: etanol (álcool) e biodiesel. O etanol é produzido a partir da fermentação da cana-de-açúcar (no Brasil) ou de milho (nos EUA). E o biodiesel é produzido através reações químicas entre óleos vegetais/animais e álcool (etanol ou metanol).

Quais as vantagens do uso de bicombustíveis?

Fácil adaptação para frota existente;
Reduz a dependência ao petróleo;
A queima emite menos gases do efeito estufa do que a queima do petróleo;
Combustível renovável.

Quais as tendências para o futuro?

Diesel de cana-de-açúcar

O processo de produção de diesel de cana-de-açúcar é muito parecido com o da produção do álcool combustível, que utiliza leveduras - um tipo de fungo microscópico - para fermentar os açúcares presentes na cana e secretar etanol. A diferença crucial está no DNA da levedura, que foi geneticamente modificado para secretar diesel no lugar de álcool.

O diesel de petróleo é o mais poluente dos combustíveis fósseis. Já o diesel de cana-de-açúcar, além de ser livre de enxofre - o que reduz o impacto sobre a poluição urbana - é renovável em relação ao carbono que emite para a atmosfera. Isto reduz o impacto sobre o aquecimento global.

Etanol celulósico

Também conhecido como etanol de lignocelulose, é a denominação dada ao álcool etílico (etanol) obtido a partir da quebra das cadeias da celulose, hemicelulose e pectina, polímeros que constituem a estrutura fibrosa dos vegetais, através de reações químicas ou bioquímicas.

Uma das principais matérias-primas usada para produção do etanol celulósico é a biomassa composta pelos rejeitos e resíduos das colheitas e do processamento de vegetais, que não é reaproveitada para alimentação humana e animal ou para outras finalidades.

Fonte:

Tags
 cursos  Álcool  Curso técnico em açúcar e álcool  cana de açúcar  controle de qualidade  Etanol  Universidade Canavieira  álcool  Cursos
Rua Silva Jardim nº 10 - Alemães
Piracicaba (SP) - 13416-255